O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), anunciou, nesta segunda-feira, 3, durante o evento de abertura do ano letivo de 2025, que a inauguração da Escola Estadual do distrito de Buritirana acontecerá no próximo dia 17 de fevereiro.
Outra novidade anunciada pelo governador é que, em atendimento a um requerimento da deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), a unidade escolar passará a ser nomeada “Escola Estadual Maria Batista”. A homenagem é destinada a Maria Ribeiro de Oliveira, popularmente conhecida por todos da região como como Merendeira Maria Batista. O requerimento de Janad foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), no dia 30 de maio de 2014.
História de Maria Batista
Maria Batista nasceu em 21 de outubro de 1951, no município de Monte do Carmo, Tocantins. Em 1º de julho de 1992, ela iniciou seu trabalho como auxiliar de serviços gerais na escola municipal Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana. Ao longo dos anos, destacou-se como merendeira, conquistando o respeito e o carinho de todos por sua dedicação e zelo.
Segundo narram os moradores de Buritirana, Maria Batista era mais do que uma profissional responsável por preparar as refeições dos alunos. “Ela se preocupava em criar um ambiente acolhedor e agradável para todos os estudantes”. Infelizmente, Maria Batista faleceu em julho de 2017, após uma luta contra o câncer.
Janad comemorou o anúncio da entrega da escola para o distrito de Buritirana e agradeceu ao governador por atender seu pedido de homenagem à Maria Batista. “Assim estamos prestando uma justa homenagem a essa mulher guerreira, que deixou um legado de amor, carinho e dedicação à educação”, destacou a deputada Janad Valcari.