
Além do aumento da Covid, a Prefeitura de Araguaína diz que decisão também é baseada na queda do repasse Fundo de Participação dos Municípios.
Prefeitura de Araguaína cancela carnaval e direciona recurso para saúde — Foto: Montagem/Marcos Filho Sandes/Marcos Neto/Secom Araguaína
A Prefeitura de Araguaína anunciou que os investimentos que seriam utilizados no Carnaval deste ano serão direcionados para a área da saúde. A decisão, segundo o prefeito Wagner Rodrigues, é devido o aumento de casos da Covid-19 e a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, do governo federal. Será aplicado na saúde o valor de R$ 1,2 milhão, provenientes do tesouro municipal.
“Nós temos mais de 40 frentes de serviços por toda a cidade, porém a situação financeira do município não é das melhores. Parte é devido às sucessivas quedas de repasses do FPM do Governo Federal. Outro ponto que nos fez desistir de fazer o carnaval foi o crescente número de casos da Covid-19 em Araguaína, inclusive com mortes”, explicou o prefeito.
Segundo a prefeitura, os recursos que serão direcionados não são exclusivos da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, mas sim do Tesouso Municipal. O total de R$ 1,2 milhão deve ser investido na implantação da primeira Clínica Veterinária Pública de Araguaína e da Clínica de Saúde Mental.
Os moradores devem procurar as unidades de saúde quando apresentarem sintomas gripais leves como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e problemas no olfato ou no paladar. Nas unidades serão realizados teste de Covid.
Em casos mais graves como febre alta e dificuldade para respirar, o paciente será encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Pronto de Atendimento Infantil (PAI), para crianças.
O município ainda orienta que as vacinas disponíveis contra Covid-19 ajudam a evitar o agravamento da doença, hospitalização e óbitos.