
A ação busca amenizar o impacto social e econômico da população por causa do desastre. A queda da ponte completa dois meses no sábado (22).
Ponte de Estreito caiu entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) — Foto: Reprodução/Sirley Freitas
A tarifa de esgoto não será cobrada nos próximos três meses em Aguiarnópolis, região norte do Tocantins. A medida é devido a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que afetou a cidade tocantinense e Estreito, no Maranhão. A isenção será nos meses de março, abril e maio deste ano, segundo o Governo do Tocantins.
A medida é um acordo feito entre o estado e a BRK Ambiental e foi anunciada nesta segunda-feira (17). Conforme o estado, a isenção é uma forma de amenizar os impactos econômicos e sociais na região.
O desabamento do vão aconteceu no dia 22 de dezembro de 2024 e deixou 14 pessoas mortas e três desaparecidas. No dia 2 deste mês, a parte que ficou de pé da ponte foi implodida para que uma nova estrutura seja construída no mesmo local.
Desde que a ponte caiu, a dificuldade na travessia entre as duas cidades tem afetado a população. Por causa da interrupção do tráfego no trecho da BR-226, o movimento em Aguiarnópolis diminuiu e as vendas caíram. Em janeiro deste ano, o município tocantinense recebeu um aporte de R$ 32,4 mil em recursos que serão utilizados para distribuição de cestas básicas e outras ações voltadas à assistência social.
Um consórcio foi contratado pelo DNIT para reconstrução da ponte, que ficará sobe a responsabilidade das empresas: Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitadas. O valor total do contrato é de R$ 171.969.000.
O vão da ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50. A estrutura fica liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). No momento da queda, duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pelo local. Três desses caminhões carregavam ácido sulfúrico e agrotóxicos.
Um homem de 36 anos foi o único sobrevivente na tragédia. Veja quem são as vítimas do acidente.
- Salmon Alves Santos, 65 anos;
- Felipe Giuvannucci Ribeiro, 10 anos;
- Gessimar Ferreira, 38 anos.
- Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos
- Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos
- Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos
- Ansio Padilha Soares, de 43 anos
- Silvana dos Santos Rocha, de 53 anos
- Andreia Maria de Sousa, de 45 anos
- Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos
- Alison Gomes Carneiro, de 57 anos
- Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos
- Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos
- Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos
- Beroaldo dos Santos, de 56 anos
- Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos;
- Marçon Gley Ferreira, de 42 anos.