A queda da estrutura deixou quatro mortes, e 13 pessoas continuam desaparecidas. Ao menos oito veículos despencaram no rio Tocantins, que passa sob a ponte, incluindo caminhões que transportavam ácido sulfúrico e pesticida. A presença de substâncias tóxicas na água complica o trabalho das equipes de buscas.
Nos documentos citados para justificar a necessidade de reforma da ponte, construída na década de 1960, o DNIT afirma que vistorias no local identificaram “vibrações excessivas e desgaste visual de suas estruturas e do seu pavimento”.
Um relatório de 2020 do órgão já apontava diversos problemas, como fissuras, rachaduras e inclinações nos pilares (leia mais abaixo nesta reportagem). O documento também fazia recomendações para a “recuperação, reforço e reabilitação” da ponte.
O conteúdo do relatório foi divulgado inicialmente pelo site Metrópoles. O g1 teve acesso aos documentos.
A ponte tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), pela BR-226. Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília e é uma rota muito importante para transporte de cargas.
O edital de concorrência, de maio deste ano, diz ainda, que “tais manifestações patológicas e deficiências funcionais podem ser consideradas típicas para estruturas que datam daquela época de construção, tendo em vista a sua utilização e intervenções ao longo dos anos em serviço, apresentando, conforme pode ser observado nas inspeções realizadas, que indicam a necessidade de reabilitação”.
“Dessa maneira, a reabilitação desta OAE se faz necessária para que sua integridade e segurança passem a ser compatíveis com as normas atuais”, acrescenta o DNIT, no termo de licitação.
“A contratação que por hora é proposta tem como objetivo dar melhores condições de segurança e trafegabilidade na rodovia BR-226/230, que interliga os estados do Maranhão e Tocantins, e reabilitar e aumentar a sobrevida desse importante e histórico patrimônio público da infraestrutura rodoviária federal”, diz o termo de licitação.
Informa, também, que a empresa contratada “deverá realizar intervenções na infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura da Ponte JK”.
A licitação, entretanto, acabou não contratando nenhuma empresa para a realização da obra. Segundo comunicado em novembro, “houve interessados no processo licitatório em epígrafe, mas que não preencheram os requisitos necessários, sendo portanto inabilitados ou desclassificados”.
Problemas identificados em 2020
Antes do início da licitação, em maio deste ano, o DNIT já havia feito estudos sobre a ponte e encontrado uma série de problemas, relatados por meio do anteprojeto de recuperação, reforço e reabilitação da ponte, datado de 2020. Entre os destaques, estão:
▶️ No documento, o órgão relata que, “durante a extração de testemunhos de concreto da laje, constatou-se diferenças significativas entre as espessuras das camadas de asfalto ao longo da ponte”.
▶️ Foram observados, também, danos observados no bloco do P7 (pilar 7), com significativa variação da geometria do bloco, além de “danos observados no bloco do P8, com significativa variação da geometria do bloco”.
▶️ O documento informa ainda haver “meio do vão de 140m, detalhe da protensão externa na parte inferior”, ou seja, o início de uma rachadura grande, detectado por uma foto.
▶️ Relata “fissuras no cobrimento da protensão externa, no meio do vão principal da ponte (140m) e na seção do apoio P6”.
▶️ Foi encontrada “rachadura observada no topo do pilar ocotogonal, ocorrência nos apoios P14, P15 e P16”.
Foto em anteprojeto de reparo da ponte do DNIT de 2020 — Foto: Reprodução documento DNIT
Ponte rodoviária desaba na divisa de Tocantins e Maranhão
Segundo o ministro, uma nova estrutura será entregue em 2025, juntamente com todas as obras necessárias para sua operação. “Além do contrato neste ano esperamos nos primeiros dias de 2025 dar ordem de serviço para todas as obras de engenharia que serão feitas aqui, com o compromisso de entregar esta ponte em 2025. Vamos trabalhar dedicadamente para fazer desta nova ponte um case de resolutividade”, disse.
“Decretamos emergência para abreviar todos os procedimentos administrativos, a fim de termos a resposta mais rápida possível para a reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek. Quero comunicar ao povo do Maranhão, ao povo de Tocantins e ao povo brasileiro que precisa dessa infraestrutura para se deslocar, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social, que vamos, com a emergência decretada, contratar a reconstrução da ponte ainda no exercício de 2024”, disse Renan Filho.
O ministro também disse que foi aberta “uma sindicância para avaliar as causas e as responsabilidades do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek entre os estados do Maranhão e Tocantins”, afirmando haver estrutura técnica e recursos disponíveis no Ministério dos Transportes para a reconstrução da ponte.
Com relação à estrutura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que técnicos atuam emergencialmente desde o primeiro momento e já foram enviados ao local para fazer uma avaliação e apontar as possíveis causas do acidente.
Ainda não se sabe se houve vazamento, mas caso o produto ainda esteja nos caminhões, uma empresa especializada deve fazer a remoção. O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar os danos ambientais.
Um vereador de Aguiarnópolis (TO) filmava rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder. Assista abaixo:
Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda