![](https://portalgilbertosilva.com.br/wp-content/uploads/2024/11/ANUNCIE-AQUI-2.jpg)
Na última semana, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) conseguiu a aprovação na Assembleia do requerimento de sua autoria que propõe o retorno do renomado Salão do Livro, na cidade de Palmas, e a implantação inédita do evento educativo e cultural em Araguaína, norte do estado.
Caso realizado, ele acredita que a iniciativa será um marco na promoção da cultura, literatura e educação, tendo em vista que o Salão do Livro traz uma programação ampla, que tem como objetivo incentivar nos tocantinenses o hábito da leitura.
“Esse requerimento atendido é uma solicitação dos profissionais da educação, estudantes e outros cidadãos que presenciaram o quanto o Salão do Livro fez história na Capital e por isso também merece ser realizado em Araguaína, por ser uma das principais cidades do nosso estado, um forte centro econômico e com localização estratégica, sendo uma das regiões que mais crescem no país”, defendeu Marcus Marcelo.
Histórico de sucesso
A última edição do evento, em 2015, atraiu 250 mil pessoas, fomentou a economia com a geração de empregos e teve investimento de mais de R$ 4 milhões. O Governo ainda disponibilizou um acervo de mais de 50 mil títulos de 30 editoras. O Salão do Livro ainda contava com uma série de atividades, como: palestras, debates, lançamentos de livros, oficinas literárias, shows nacionais e regionais, praça de alimentação, apresentação de danças e espetáculos.
Segundo o presidente da Academia Palmense de Letras, Orion Milhomem, o evento incentiva a produção literária dos escritores tocantinenses e gera contribuições sociais. “Os profissionais têm um espaço e oportunidade para lançar suas obras. Também, traz grande incentivo à leitura aos estudantes e à população em geral, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e humano de nosso povo. O seu retorno movimenta fortemente o setor literário e cultural, sendo uma iniciativa que merece todos os aplausos”, assegurou Orion.
O deputado ainda complementa que o Salão do Livro torna a leitura mais acessível para todas as faixas etárias e classes sociais. “O Salão do Livro é uma vitrine da cultura literária que aproxima o leitor do autor, da obra, da arte e do conhecimento. A cada edição, era nítido o crescimento do público, mostrando a relevância desse evento”, destacou o deputado.