O trecho da ponte caído sobre o navio ainda não havia sido retirado pelas equipes de limpeza por conta de suas dimensões –tinha 125 metros de extensão e pesava 600 toneladas. Explosivos foram instalados em diversos pontos do escombro e após a explosão os pedaços caíram rapidamente no rio.
Segundo autoridades, os 21 membros da tripulação do navio Dali permaneceram a bordo do navio em uma sala segura enquanto os explosivos foram detonados.
Trecho de ponte que desmoronou em Baltimore após ser atingida por navio cargueiro é explodido em 13 de maio de 2024. — Foto: Reprodução/Reuters
O processo de remoção dos entulhos da ponte é complexo, iniciou em 30 de março e ainda vai durar mais alguns dias. Os esforços de limpeza do acidente é feito por meio de barcos e envolveram a abertura de “canais provisórios” para o trânsito das embarcações que mais barcos pudessem participar dos trabalhos, segundo o governador de Maryland, Wes Moore.
A guarda costeira americana espera conseguir reabrir a rota marítima do rio, importante para o fluxo de navios cargueiros que passam pelo porto de Baltimore, até o final do mês de maio.
A explosão desta segunda foi realizada até por questão de segurança das equipes de remoção, por conta grandes das dimensões do escombro, segundo o governador Moore.
Engenheiros utilizaram cortes precisos para controlar como as ligações de aço da estrutura se cairiam após a explosão, evitando danos ao navio, segundo autoridades. Após a demolição, os pedaços da ponte serão retirados da água por garfos hidráulicos dos barcos.
Com a explosão e a limpeza dos pedaços, o navio Dali poderá ser retirado do local, o que permitirá o restabelecimento do tráfego marítimo no rio.
Navio começou a desviar dois minutos antes de impacto
O Departamento de Transportes de Maryland estima que a reconstrução da ponte Francis Scott Key custará entre US$ 1,7 bilhão e US$ 1,9 bilhão (R$ 8,75 bi a R$ 9,8 bi), e prevê que a obra seja concluída até o final de 2028.
Políticos no Congresso dos EUA estão trabalhando em uma legislação que dispensaria a exigência atual de que o estado pague 10% dos custos de reconstrução e garantiria que haja dinheiro suficiente em um fundo federal de reconstrução.
O Departamento de Transporte dos EUA forneceu US$ 60 milhões (cerca de R$ 309 milhões) em fundos de emergência para cobrir os custos de limpeza dos escombros.
“Vamos fornecer a Baltimore tudo o que for necessário para reconstruir”, disse o senador Brian Schatz, que preside o subcomitê responsável pelo financiamento da obra.
O estado de Maryland afirmou que solicitará propostas para reconstruir a ponte até o final de maio.
Parte de ponte Francis Scott Key é explodida em 13 de maior de 2024 por equipes de limpeza após acidente com navio cargueiro, em 26 de março. — Foto: AP Photo/Mark Schiefelbein