Intenção do governo é fomentar o uso de tecnologias sustentáveis. Se aprovada, medida vale para quem comprar os veículos em concessionárias tocantinenses até o final de 2026.
Carros elétricos carregamento carregador carregando carro elétrico natal rn Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O governo do Tocantins encaminhou à Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) um projeto de lei que estabelece isenção do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos no Tocantins. Se aprovada, a medida vale para quem comprar os veículos em concessionárias tocantinenses até o final de 2026.
A intenção do governo é fomentar o uso de tecnologias sustentáveis, colocando o Tocantins alinhando com os compromissos do Brasil no Acordo de Paris, além de estimular a economia local.
A proposta incentiva o mercado de veículos elétricos, reduzindo emissões de gases poluentes e fortalecendo concessionárias locais, o que pode gerar emprego e renda no Tocantins
— governador Wanderlei Barbosa
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, disse que a pauta contribui para que o Tocantins tenha menos emissões de gases poluentes, que é um dos focos principais do programa de redução das emissões de gases do efeito estufa.
Durante a tramintação na Assembleia, a proposta deverá passar pelas comissões e ser votada em plenário.