
O assassinato de um adolescente e o registro de uma criança baleada em Palmas levaram a Polícia Militar, em conjunto com outras forças de segurança, a dar início à Operação Cidade Blindada. O objetivo é combater a criminalidade em Palmas. O comandante da PM, coronel Márcio Barbosa, em entrevista à TV Anhanguera, deu mais detalhes sobre as ações.
“Palmas é uma cidade tranquila, onde os índices de criminalidade são controlados, mas quando surgem fatos como esses, nós, enquanto força de segurança, temos a obrigação de dar a resposta e fazer com que volte aquela tranquilidade que sempre reinou aqui”, afirmou.
O comandante também comentou que os crimes podem estar relacionados a brigas de facções. “Fatos que a gente já identificou que trata de disputa de organizações criminosas, nós reunimos todas as forças de segurança, reunimos com o governador Wanderlei Barbosa […] e ele determinou que a gente envindasse [empenhar-se] todos os esforços possíveis para poder dar uma resposta adequada e proporcional ao que ocorreu nesse últimos dias”, completou.
Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Metropolitana vão atuar juntas — Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
No que diz respeito à PM, o comandante explicou que toda a força será colocada nas rua de Palmas nos próximos dias durante ações da Operação Cidade Blindada. “ROTAM, BOPE, canil, BPMRED, nosso helicóptero, nossa cavalaria, 1º Batalhão, 6º Batalhão, COD, ou seja, tudo aquilo que temos de força nós estamos colocando para poder coibir qualquer tipo de ato criminoso que possa querer prosperar na nossa capital”, garantiu o Márcio Barbosa.
As ações são integradas com equipes da Polícia Civil e Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Conforme informou a PM, mais de 100 policiais foram realocados de outros municípios para participarem de blitze, abordagens rotineiras, patrulhas rurais e operações de combate ao crime organizado dentro da operação.
Questionado sobre a preocupação da população que utiliza transporte público, o comandante comentou que a PM e as forças estão investigando uma mensagem que circulou nas redes sociais sobre ônibus que seriam queimados. Por possivelmente ser uma mensagem falsa, a Cidade Blindada também terá ações para coibir esse tipo de conteúdo.
“Tudo indica que trata-se de uma fake news até pela característica da escrita. Mas nós não desprezamos nenhuma informação. Estamos também reforçando o policiamento nos pontos de ônibus, nas estações, no lançamento dos ônibus na garagem também é um local onde nós vamos dar uma atenção especial”, reforçou.
O comandante também citou que as Forças Táticas do interior vão compor o Batalhão de Pronto Emprego (Bepe), que ficarão instaladas na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz).
A 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas) está investigando o caso.
Dois homens não identificados, usando de casaco preto e bermuda preta, desceram de um carro vermelho armados com pistolas. Os dois atiraram em Gabriel e depois fugiram do local em alta velocidade. O caso também está sendo investigado pela DHPP.
Adolescente foi morto a tiros em Palmas — Foto: Reprodução/Redes Sociais