O alerta laranja tem grau de severidade de perigo, já que há riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, além de possíveis cortes de energia. Ele atinge os municípios da região central e norte do Tocantins.
O alerta amarelo tem perigo em potencial, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Atinge municípios da região sul e também central.
Em Palmas, a temperatura pode variar de 23°C a 32°C até domingo, com Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em Araguaína a máxima não deve passar de 28°C e em Gurupi, de 29°C.
Nesta semana, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou boletim climático que mostra o aumento nos níveis de rios, causado pelas chuvas recentes. O rio Paranã chegou a um nível 7,59 metros acima do normal e o Palma, em 5,51 metros. Ambos ficam em Paranã, no sul do estado.
Nesse contexto, os moradores precisam ter cuidados com a rede elétrica, já que a água pode ser condutora de energia.
De acordo a Energisa, concessionária responsável pela rede elétrica do estado, uma das primeiras orientações em regiões alagadas é desligar o disjuntor de imóveis quando houver possibilidade de alagamentos.
O gerente de Operação da Energisa Tocantins, Maurício Zanina, também reforçou a necessidade de retirar eletrodomésticos da tomada e não deixar esses equipamentos em contato com a água, em caso de inundações.
Possíveis carros rompidos também precisam ser evitados, pois podem estar energizados e causar choques fatais. “Para evitar acidentes com descargas atmosféricas, orientamos evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades”, destacou o gerente.
Veja as orientações gerais da concessionária em casos de alagamentos:
- Caso a água tenha entrado no imóvel, é preciso estar atento às tomadas e cabos dos eletrodomésticos, pois a água é um condutor de eletricidade;
- Retire os eletrodomésticos da tomada e desligue o disjuntor do medidor de energia;
- Levante os eletrônicos para evitar danos e busque um lugar seguro;
- Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger durante as enchentes;
- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
- Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
- Não tente carregue aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
- Fique distante de cabos partidos e informe à Energisa imediatamente pelos canais de atendimento;
- Evite ficar próximo de estruturas altas com torres de telefone ou de energia elétrica.