O Departamento já havia informado que para a construção da nova estrutura seria preciso demolir a parte remanescente da ponte Juscelino Kubitschek. O Consórcio Penedo – Neópolis, constituído pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada. O prazo de entrega da obra é de um ano.
A operação para retirada dos veículos na ponte começou na terça-feira (21). Carros de passeio e carretas que ficaram presos por após o colapso causar abertura de fendas ente as plataformas.
O DNIT afirmou que a expectativa é concluir a retirada de todos os veículos até o final desta semana.
Ponte sobre o Rio Tocantins desabou deixando mortos — Foto: Ana Paula Reihban/TV Anhanguera
Segundo o DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.
Ponte cai e deixa trânsito bloqueado na BR-226 entre Tocantins e Maranhão
Passado um mês do acidente, equipes da Marinha do Brasil e dos bombeiros seguem as buscas para tentar encontrar Salmon Alves Santos, de 65 anos e Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos, avô e neto, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos. Mas os mergulhos no Rio Tocantins estão suspensos devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, segundo os bombeiros.
Sobre isso, o DNIT afirmou que os acessos necessários para receber as balsas ainda estão em fase final de execução e que as equipes do Departamento atuam para atender as exigências da Marinha do Brasil para poder iniciar o serviço.
O DNIT informa que o consórcio responsável pela execução do projeto e construção da nova ponte que ligará os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), na BR-226/TO/MA, deu início à perfuração para a colocação dos explosivos para demolição da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek.
A implosão, no entanto, só ocorrerá após o processo de retirada dos veículos que permanecem no local. Técnicos do DNIT estão atuando na adequação das condições do encontro da ponte no lado de Aguiarnópolis, onde estão os caminhões e carros de passeio. A ação vai viabilizar a passagem dos veículos.
Após a execução dos serviços preliminares na estrutura remanescente, as equipes vão retirar o caminhão mais próximo da saída da ponte e na sequência os demais veículos. A expectativa do DNIT é concluir a operação até o final desta semana.