“Ele estava voltando de férias, era volta às aulas. Faltava três anos para terminar [o curso de medicina]. Ele se tornou um filho muito bondoso, muito companheiro, muito preocupado com a mãe. Todos os dias liga, manda mensagem, é parceiro demais”, contou.
O acidente aconteceu na noite de domingo (2). Por causa da batida, o estudante foi parar debaixo do carro. Ele foi retirado do local pelos Bombeiros, já sem vida. Ivaldo foi professor de educação física de Yago no ensino médio, quando o estudante tinha 16 anos. O tempo passou, os dois se aproximaram e cultivaram a amizade.
“Conheci o Yago quando tinha 16 anos. A gente foi tendo um vínculo de amizade grande, na qual a gente foi se aproximando. Eu era professor de Educação Física e ele um aluno durão, mas ele se descobriu um jovem do coração muito, muito bom. Tinha um coração muito bom, muito mole. Então ele cresceu e passou na Ulbra, para engenharia de minas. Começou a viajar, trabalhar.”
Yago era um pai “excepcional” para o filho de cinco anos, segundo o amigo. Na profissão seguia a carreira de engenheiro de minas, mas sonhava em fazer medicina. Em 2022, sem que ninguém soubesse, ele fez o vestibular da Universidade de Gurupi (Unirg) e foi aprovado para a graduação que tanto queria.
“Tanto ele quanto a mãe dele tinham um sonho muito grande de fazer medicina. E sem falar nada para ninguém ele foi lá e fez o processo seletivo da UnirG e passou. Estava trabalhando, fazendo os projetos de engenharia de minas e fazendo a faculdade, estava dedicado aos dois trabalhos”, contou o Ivaldo.
Yago de Sousa Gomes (vestindo camisa verde) jogava handebol pela faculdade onde estudava medicina — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Além dos estudos e emprego, Yago era apaixonado pelo esporte, especialmente pelo handebol. O estudante jogava pela atlética da faculdade e era torcedor de coração do Miracema Handebol. Nas redes sociais, a associação do time publicou nota de pesar, lamentando a morte.
“Yago foi um destacado membro da nossa equipe, deixando um legado de dedicação, paixão e amor pelo handebol. Sua perda é irreparável e sentiremos sua falta em nossos jogos e atividades”, escreveu a diretoria do time.
Amigos prestaram homenagem
Estudantes de medicina fazem homenagem a colega que morreu em acidente de trânsito
Durante a cerimônia de despedida, os estudantes fizeram discursos agradecendo ao jovem pela amizade e pelos momentos de alegria e animação. “Onde o Yago ia espalhava alegria, não havia lugar ruim com ele. Yago irá deixar saudades e um luto muito grande no meio da turma”, disse a amiga Nayssa Nara Barcelos.
Construir amizades era algo que o estudante tinha facilidade em fazer, lembra Ivaldo. Independente da idade, por onde ele passava deixava boas memórias.
“Ele era sempre rodeado de amigos. Amigos de toda idade, de jovem à mais velhos. Atencioso, fazia amizade fácil demais. Era um cara que por onde passava, as pessoas gostavam dele”.
Acidente aconteceu próximo a Aliança do Tocantins, região sul do estado. — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
O acidente aconteceu por volta das 20h30 de domingo (2). A Secretaria da Segurança Pública informou que o caminhão teria invadido a pista e batido na lateral do carro em que Yago estava. As imagens feitas no local mostram que o carro ficou totalmente destruído às margens da rodovia.
O motorista do caminhão foi socorrido em estado grave e levado para o Hospital Regional de Gurupi. A Polícia Rodoviária Federal também esteve foi acionada e esteve no local.
A cerimônia do sepultamento deve acontecer por volta das 9h desta terça-feira (4), em Miracema do Tocantins.