
O deputado Olyntho Neto (Republicanos) apresentou requerimento, nesta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa, solicitando a implantação de um Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Colinas do Tocantins. O objetivo, segundo ele, é ampliar o acesso ao ensino superior gratuito, contribuindo para o desenvolvimento regional. “Colinas é o 6º município mais populoso do estado e existe uma demanda crescente por qualificação profissional. A implantação da Unitins vai ajudar a suprir esta necessidade, possibilitando que mais tocantinenses tenham a oportunidade de se capacitar e, com o conhecimento especializado adquirido, alcançar postos no mercado de trabalho”, explicou.
Olyntho ressalta que, atualmente, os dois Câmpus da Unitins mais próximos de Colinas ficam a mais de 300 km, o que evidencia a importância de instalação da autarquia no território colinense. “Nós temos, na atualidade, dois importantes Câmpus da nossa universidade estadual no Bico do Papagaio: um em Augustinópolis e outro em Araguatins. A chegada da Unitins foi celebrada pelos moradores daquela região e, agora, defendo que esta mesma conquista possa ser usufruída pelos tocantinenses que moram em Colinas. Muitos, hoje, infelizmente, precisam se deslocar até outras cidades como Araguaína para cursar a tão sonhada graduação”, destacou.
O parlamentar frisa que a luta para levar a Unitins para Colinas está só começando e que pretende usar todos os instrumentos que têm à disposição enquanto parlamentar para tornar realidade esta proposta. “O requerimento é apenas a primeira de nossas ações. Também pretende estabelecer um diálogo sobre este assunto com o governador Wanderlei Barbosa e com a reitoria da universidade. Estou totalmente disposto a colaborar com esta iniciativa, inclusive, destinando recursos por meio de emenda para a abertura deste novo Câmpus. Com o apoio da população, tenho certeza que nós vamos conseguir realizar este projeto tão valioso para o povo colinense”, concluiu.
Sobre a Unitins
Com 35 anos de história completados no último dia 21 de fevereiro, a Universidade Estadual do Tocantins oferece 21 cursos de graduação, entre eles Medicina, Enfermagem, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. São mais de cinco mil alunos matriculados e cerca de 900 colaboradores, entre professores e técnicos administrativos. Os Câmpus da Unitins estão localizados nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas (sede) e Paraíso do Tocantins.