Mobilização buscou reforçar os estoques da hemorrede
Silvio Santos / HD
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) recebeu, nesta quarta-feira, 24, uma ação de incentivo à doação voluntária de sangue realizada em parceria com o Hemocentro do Tocantins. A iniciativa, promovida pelo deputado Professor Júnior Geo (PSDB), mobilizou servidores da Casa e a população para contribuir com o fortalecimento dos estoques de sangue da rede pública de saúde.
A coleta foi realizada por meio da unidade móvel do Hemocentro, instalada nas dependências da Assembleia Legislativa. Durante a ação, os participantes receberam orientações sobre os critérios para doação e a importância de manter os estoques abastecidos para atender pacientes em tratamento, cirurgias e situações de emergência.
Segundo o técnico de captação de doadores do Hemocentro, Danilo Parente, a expectativa era conquistar pelo menos 35 novos doadores durante a mobilização. “Com apenas uma bolsa de sangue coletada, nós conseguimos salvar quatro vidas”, destacou.
A campanha teve como objetivo ampliar o número de doadores e conscientizar a população sobre a necessidade de realizar doações regulares ao longo do ano. Além de contribuir para o atendimento de pacientes em todo o Estado, a iniciativa reforçou a importância da solidariedade e do compromisso coletivo com a saúde pública.
Ao receber a ação, a Assembleia Legislativa reafirma seu compromisso com iniciativas voltadas à cidadania e ao bem-estar da população tocantinense. A participação dos servidores contribuiu para o sucesso da mobilização e para o fortalecimento da rede de atendimento hemoterápico do Estado.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável legal.





