Os fortes temporais que atingiram várias regiões do Tocantins nesta terça-feira (10) estavam acompanhados de muitas descargas elétricas. Conforme a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia no Tocantins, o número de raios que atingiram o estado passou de 100 mil.
De norte a sul, a alto volume de chuvas causou diversos contratempos. Em Gurupi, sul do estado, imagens registradas por moradores mostram que um motociclista quase foi levado pela enxurrada.
Nuvens e tempo fechado em Palmas — Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
Um córrego transbordou e atingiu a avenida Beira Rio e outros pontos da cidade. Embaixo de um dos viadutos da BR-153, que passa pelo município, também foram registrados pontos de alagamentos.
Na região central, em Porto Nacional, casas foram tomadas pela chuva que começou por volta das 12h e se arrastou ao longo da tarde em todo o estado.
Viaduto alagado em Gurupi, na BR-153 — Foto: Reprodução
Todo o estado está sob alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas intensas até esta quarta-feira (11).
Rua alagada em Porto Nacional — Foto: Reprodução
Conforme aviso do Instituto, há riscos de quedas de árvores e muitos raios. Até as 14h caíram 51 mil raios. No início da noite, até as 18h desta terça-feira, o Tocantins foi atingido por 102.582 descargas elétricas, segundo a Energisa.
Segundo Elizabete Alves, meteorologista do Inmet, mais temporais devem atingir o estado nos próximos dias devido às condições climáticas.
“As condições são favoráveis ao longo da semana, principalmente na sexta-feira e no sábado na região centro-sul, porém podem ocorrer pontualmente em outras localidades, em qualquer parte do estado, por conta da umidade, do calor e a circulação dos ventos em altos níveis favorecendo essa convergência de umidade e trazendo essa condição favorável de chuvas mais torrenciais”, explicou a meteorologista.
Imagem de satélite que mostra o estado até a tarde desta terça-feira (10) — Foto: Divulgação/Energisa