A prefeitura informou que os serviços de coleta nesta quarta-feira devem começar pelas avenidas LO-01, LO-02, LO-03, LO-04, LO-05, Teotônio Segurado, Avenida Tocantins, Avenida principal do Taquari e hospitais. Na quinta-feira (12), os serviços serão na região sul de Palmas, nos Aurenys, Taquaralto, Taquari e outros setores (veja nota completa abaixo).
O município também informou que a empresa está realizando serviços de varrição de vias, palitação, limpezas de bocas de lobo e de entornos de contêineres de lixo em toda a cidade e que até o final da semana todo o serviço será regularizado.
Moradores relatam que o setor do Lago Norte está há mais de uma semana sem coleta de lixo. — Foto: Andressa Ribeiro
A paralisação começou no dia 7 de dezembro após problemas com o pagamento dos funcionários da empresa de limpeza. Segundo o superintendente de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adão Maia, as conversas para normalizar o serviço iniciaram no mesmo dia.
“A prefeitura cumpre toda uma tratativa de pagamento com seus fornecedores então essa situação já está sendo normalizada. Nós tivemos uma conversa a partir do momento em que eles foram notificados que eles estariam paralisando a partir do dia 10 e estranhou muito a nós da gestão que no sábado os coletores já não terem percorrido sua rota. Então no sábado, a gestão junto com a empresa fomos entender o que estava acontecendo para poder sanar da melhor maneira possível essa situação”, disse em entrevista à TV Anhanguera.
Em nota a empresa MB Limpeza Urbana disse que o valor foi pago pela prefeitura e que os funcionários estão trabalhando em regime de mutirão para normalizar o serviço (veja nota completa abaixo).
Mau cheiro nas ruas de Palmas
Moradores de Palmas sofrem com lixo acumulado após paralisação do serviço
“Está precária, é triste, ainda mais onde moramos que tem comércios e casa, o cheiro está insuportável. A nossa vizinha vende comida aqui em frente e às vezes tem que pagar para alguém retirar o lixo daqui, porque atrapalha as vendas”, reclamou.
A situação também foi registrada pelo g1, na Avenida Joaquim Teotônio Segurado e em frente ao maior hospital público do Tocantins, o Hospital Geral de Palmas (HGP), localizado no Plano Diretor Sul.
Durante a chuva registrada nesta terça-feira (10), o lixo acabou sendo carregado pela enxurrada em algumas avenidas da cidade.
Contêineres de lixo transbordando em frente ao estacionamento do HGP, em Palmas — Foto: Andressa Ribeiro
O que diz a Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informa que a limpeza urbana e a coleta de lixo foi retomada ainda na noite da última terça-feira, 10. A empresa responsável pelo serviço deu início ao mutirão pelas avenidas centrais da Capital (LO-01, LO-02, LO-03, LO-04, LO-05, Teotônio Segurado, Avenida Tocantins, Avenida principal do Taquari, etc), e pelos hospitais da Capital.
Ainda nesta quarta-feira, 11, os esforços foram direcionados para a região Norte de Palmas, nas regiões das Arnos e Arnes. No final da tarde e à noite, a coleta será feita na região das Arses/central.
A partir desta quinta-feira, 12, segundo a empresa, os esforços serão direcionados para a região Sul de Palmas (Jardins Aureny, restante do Taquari, Taquaralto, etc).
Além disso, a empresa retornou e está realizando serviços de varrição de vias, palitação, limpezas de bocas de lobo e de entornos de contêineres de lixo em toda a cidade.
A expectativa é que, até o final da semana, todo o serviço esteja regularizado, e retornado à normalidade.
O que diz a Empresa MB Limpeza Urbana
Informamos que o pagamento dos colaboradores foi realizado e ontem mesmo os serviços foram retomados.
Estamos trabalhando em regime de mutirão através de uma grande força tarefa e a coleta de lixo será regularizada o mais breve possível.
Cumpre-nos, informar ainda que atuamos no município de Palmas desde 2019, sempre honrando com as obrigações trabalhistas, o episódio da última segunda feira trata-se de um caso isolado e opcional, rapidamente resolvido através dos esforços conjuntos da empresa e da administração Municipal.