
Segundo o Inmet, em quase todo estado são esperados entre 20 e 30 milímetros de chuva por hora e até 50 milímetros por dia. Temperatura máxima na capital pode variar entre 23°C e 32ºC.
Nuvens e tempo fechado em Palmas — Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
O Tocantins começa a semana com um alerta amarelo para chuvas intensas que cobre quase todo o estado. O aviso foi emitido neste domingo (30) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale até as 10h desta segunda-feira (31).
Com o alerta amarelo, de perigo em potencial, são esperadas chuvas com 20 a 30 milímetros de água por hora ou 50 milímetros por dia. Os ventos podem variar de 40 a 60 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alerta amarelo de chuvas intensas para quase todo o Tocantins — Foto: Reprodução/Inmet
Palmas: Na capital, a semana começa com previsão de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A máxima deve variar entre 23°C e 32ºC. Já a umidade do ar vai ficar entre 60% e 10%. Na terça-feira, está previsto chover com ventos fracos.
Araguaína: A temperatura deve ficar entre os 24ºC e 30ºC com previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas até terça-feira (31). Para o restante da semana a previsão é de muitas nuvens e ventos fracos.
Gurupi: Já em Gurupi, o clima na capital da amizade não deve passar dos 31 ºC. A umidade deve ficar entre 60% e 100%. Moradores devem esperar muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas durante esta semana.
Porto Nacional: Para os portuenses o mês de março se despede com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura não deve passar de 31ºC com umidade máxima de 100%.
Chuva em Palmas — Foto: Divulgação
Moradores devem seguir as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- A Energisa orienta os clientes a informarem ocorrências de falta de energia por meio dos canais digitais. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.