
O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (1°), no meio de uma rua do setor Aliança. O veículo ficou preso depois que as rodas dianteiras caíram no buraco.
A ATR informou que foi constatado que o vazamento na rede de distribuição de água operada pela concessionária BRK Ambiental provocou a abertura da cratera. Por isso, foram emitidas duas multas, nas modalidades grave e gravíssima, totalizando no valor de R$ 223.648,54.
A BRK Ambiental afirmou que o buraco foi causado por um vazamento que não estava visível e adotou as medidas necessárias quando tomou conhecimento. Também afirmou que mantém diálogo com a ATR e está à disposição para esclarecimentos (veja nota completa abaixo).
Além das multas, a ATR expediu um Termo de Notificação para a BRK ressarcir os danos materiais causados à proprietária do veículo que ficou preso em cratera.
Depois do surgimento da cratera, a Prefeitura de Araguaína informou que enviou uma equipe técnica da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano ao local e notificou a BRK para solucionar o problema.
Carro cai em buraco gigante em Araguaína; saiba mais
Outros vazamentos na rede de água
De acordo com a Agência Tocantinense de Regulação, foram registrados 17 vazamentos em diferentes pontos de Araguaína, apenas durante o mês de março deste ano. A BRK Ambiental foi notificada para realizar os devidos reparos na manutenção da rede de distribuição.
Em nota, a ATR disse que “mesmo após a emissão de 126 autos de infração contra a concessionária, as falhas continuam a comprometer a infraestrutura urbana e a segurança da população”.
Também afirmou que seguirá monitorando a situação e adotando as medidas cabíveis para garantir que a concessionária realize os reparos na rede de distribuição de água e no ressarcimento da vítima do veículo.
Íntegra da nota da BRK Ambiental
A BRK informa que o buraco foi causado por um vazamento de água que ainda não estava visível no asfalto e que assim que tomou conhecimento, a empresa adotou as medidas necessárias, incluindo a remoção do veículo, a contenção do vazamento e o reparo da via. A empresa mantém diálogo constante com a ATR e demais órgãos de fiscalização e está à disposição para eventuais esclarecimentos.